CULTURA DIGITAL

"Cyberculture" de Nick Gentry (disquetes e tinta sobre madeira)

O termo cultura digital é muito falado e discutido nos dias atuais e tem se construído e evoluído conforme a tecnologia e nossa relação com ela. Abaixo estão alguns tópico que falam de maneira mais superficial a título de uma informação inicial.
  • No artigo "Cultura Digital ou Cibercultura: definições e elementos constituintes da cultura digital, a relação com aspectos históricos e educacionais", Baratto e Crespo afirmam que:       
        "[...] se a cultura é um reflexo da ação humana, a cultura se constitui de ação do homem, na sociedade; criando formas, objetos, dando vida e significação a tudo o que o cerca. É essa ação humana que permitiu o surgimento do computador e por conseguinte, o surgimento da cultura digital. E esta passa, em seguida, a fazer parte de vários aspectos da vida humana, na aprendizagem pedagógica, na vida afetiva, na vida profissional, na simbologia da comunicação humana. Desse modo, vimos surgir uma nova estruturação de pensamentos, práticas e conceitos. Cabe ressaltar aqui, que a cultura não se transforma em digital, mas sim, ela busca se adequar ao cenário digital, ao mundo virtual."

    "Cyberculture" de Nick Gentry (disquetes e tinta sobre madeira)

  • Segundo o site Cultura Digital, o conceito ainda não está consolidado, mas pode ser caracterizado pela contemporaneidade "quando as relações humanas são fortemente mediadas por tecnologias e comunicações digitais."
      O sociólogo Manuel Castells define a cultura digital em seis tópicos:


  1.  Habilidade para comunicar ou mesclar qualquer produto baseado em uma linguagem comum digital;
  2.  Habilidade para comunicar desde o local até o global em tempo real e, vice-versa, para poder diluir o processo de interação;
  3.  Existência de múltiplas modalidades de comunicação;
  4.  Interconexão de todas as redes digitalizadas de bases de dados ou a realização do sonho do hipertexto de Nelson com o sistema de armazenamento e recuperação de dados, batizado como Xanadú, em 1965;
  5.  Capacidade de reconfigurar todas as configurações criando um novo sentido nas diferentes camadas dos processos de comunicação;
  6.  Constituição gradual da mente coletiva pelo trabalho em rede, mediante um conjunto de cérebros sem limite algum. Neste ponto, me refiro às conexões entre cérebros em rede e a mente coletiva.
  • O Ministério da Educação criou a iniciativa de cadernos pedagógicos como subsídio para o debate de diversos termas, incluindo o ensino da Cultura Digital nas escolas em seu 7° caderno, disponível em: 7 Cultura Digital - Série Cadernos Pedagógicos MEC



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