Um pouco sobre mim


A minha jornada como estudante universitária foi um bocado longa e eu vou compartilhar um pouco com vocês!

Eu - antes de decidir fazer Arquitetura e Urbanismo na UFU - havia feito Geografia, na mesma universidade.
Geografia é um curso maravilhoso e incrivelmente amplo (acho que todo mundo acaba descobrindo isto quando começa um curso de qualquer tipo que seja, faculdade ou não).
Acontece que terminei a Licenciatura e não sentia que ressoava no meu coração, áreas que acabaram por me interessar eu descobri tardiamente e isto acabou me desanimando em seguir por ali.
Entre terminar a graduação em Geografia e decidir fazer Arquitetura e Urbanismo, eu produzi ensaios fotográficos, vídeo e desfile para um ateliê de noivas e festas - e gostava muito! (Moda foi algo que sempre me atraiu e eu quase desisti da Arquitetura pra seguir neste caminho)
Mas eu resolvi que faria Design - gostava muito de mobiliário e interiores. Durante o curso de desenho - que fiz porque na época era necessário passar também na prova de habilidade específica - eu tive o insight de que faria Arquitetura.
Lá fui eu prestar o meu primeiro ENEM para ver como era, sem muita fé que passaria - já que estaria concorrendo com alunos que estudavam todos os dias praquilo. Eu fui o "azarão". Passei. Não lembro em qual chamada, mas passei!!!
Para mim, o curso de Arquitetura e Urbanismo não foi uma linha reta e muito menos contínua - foram greves, resolvi sair e trabalhar em uma delas (na primeira greve eu não voltei quando as aulas voltaram e me mantive trabalhando em ramos que não tinham nada a ver com Arquitetura ou Geografia). Até que vi que o trabalho em que eu estava não estava legal e ele realmente não me levaria a lugar nenhum - foi quando resolvi voltar para o curso.
Porém, não era só voltar da onde parei: era recomeçar do zero. Com gente que eu não conhecia e uma idade acima da deles. Então eu fui.
Enquanto eu estava no curso, eu brincava com as pessoas dizendo: Olha, Arquitetura é f*d*! Mesmo quando você quer muito, você duvida! - porque realmente exige MUITO dos alunos e só quem faz/fez ou conviveu com quem faz/fez vai saber o que eu estou dizendo.
Eu vou logo pular para a parte em que cheguei no TCC - 937 anos depois! Hahahahaa! Socorro! MDS!
Aaaaaai, o bendito TCC! Existem dois tipos de alunos nesta hora: o aluno "vou fazer qualquer coisa para me livrar logo dessa faculdade, credo!" e o aluno "ai, chegou a hora de eu fazer o projeto que eu sempre quis, a minha cara, de fazer a diferença e me sentir feliz!".
Eis que, feliz ou infelizmente, eu fui do último tipo de aluno. Eu pensei: agora é a hora de você mostrar o seu valor! Fazer um negócio maneiro!
Sorte a minha, eu tinha ido para a Ilha do Mel - PR e me veio uma ideia linda de projeto - que casaria inclusive com as áreas que eu mais amei na Geografia! (Eu vou fazer um post sobre isso) 
Fiquei 2 anos fazendo o TCC!! Sendo um deles em plena pandemia, com orientações on-line - como é difícil! Ainda bem que tive uma orientadora incrível!
Acabei me formando no final de 2020 - também conhecido como ontem. E exatamente hoje - dia 4 de junho de 2021 - eu consegui o meu número profissional. (Alô, Alô, CAU!!)
Estou muito feliz e espero que seja o início de mais uma jornada cheia de aprendizado e dinheiros!

Obrigada à você que ficou até aqui "me ouvindo"!
Um abraço carinhoso pro cê!  :)

Comentários

Postagens mais visitadas